1 - CONFLITOS SÓCIO-AMBIENTAIS: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O COMPLEXO COSTA DO SAUÍPE E ATORES LOCAIS.

 2 - IMPACTO SOCIAL DO TURISMO OS IMPACTOS CAUSADOS PELA HOTELARIA NAS COMUNIDADES LOCAIS ESTUDO DE CASO: COMPLEXO COSTA DO SAUÍPE

 3 - MAPEAMENTO DA FAIXA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI.

 4 - PROJETO DE GERENCIAMENTO COSTEIRO: DIAGNÓSTICO OCEANOGRÁFICO E PROPOSIÇÃO DE DISCIPLINAMENTO DE USOS DA FAIXA MARINHA DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA.

 5 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O SUPORTE À GESTÃO E AO MONITORAMENTO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA.

1 - CONFLITOS SÓCIO-AMBIENTAIS: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O COMPLEXO COSTA DO SAUÍPE E ATORES LOCAIS

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de construção de mecanismos político-institucionais de coordenação a partir do estudo de conflitos sócio-ambientais existentes entre o complexo turístico-hoteleiro Costa do Sauípe – localizado na Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte da Bahia (APA LN-BA) – e atores locais. Para alcançar este objetivo, parte-se da investigação de situações-problema, utilizando-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise de documentos; entrevistas semi-estruturadas e observação não-participante. Os produtos associados a este trabalho de pesquisa incluem: uma grade analítica construída a partir da abordagem teórica institucionalista e os resultados preliminares da aplicação desta grade para análise das situações-problema sócio-ambientais identificadas na relação entre o complexo Costa do Sauípe e atores locais. Espera-se que o artigo contribua para a discussão e compreensão dos desafios envolvidos na construção da sustentabilidade e subsidiar a formulação de políticas de intervenção dos diversos atores envolvidos com a questão da sustentabilidade da APA LN-BA.

2 - IMPACTO SOCIAL DO TURISMO OS IMPACTOS CAUSADOS PELA HOTELARIA NAS COMUNIDADES LOCAIS ESTUDO DE CASO: COMPLEXO COSTA DO SAUÍPE (MONOGRAFIA)

RESUMO

Este trabalho procurou analisar até que ponto o turismo pode ser um instrumento de desenvolvimento e valorização da pessoa humana, e como a hotelaria impacta a comunidade local. Para isso, foi feito um estudo de caso no Complexo Costa do Sauípe, empreendimento escolhido por sua magnitude e por ter sido implantado numa área desenvolvimento precário.

Foi realizada uma pesquisa qualitativa na tentativa de perceber as expectativas e perspectivas da comunidade em relação ao empreendimento e investigar as condições de saúde, educação e trabalho da população local e assim averiguar se o empreendimento está promovendo o desenvolvimento sustentado da região: crescimento econômico, com equidade social e respeito ao meio ambiente. E dentro deste tripé, dimensionar os impactos sociais positivos e negativos causados pelo Complexo na comunidade local.

O objetivo deste estudo é contribuir para que sejam tomadas outras iniciativas que resultem na criação de indicadores sociais que auxiliem na implementação de princípios éticos, dentro do conceito de responsabilidade social, na gestão empresarial da hotelaria.

3 - MAPEAMENTO DA FAIXA COSTEIRA DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI

RESUMO 

Este relatório apresenta os resultados do Mapeamento da Faixa Costeira do Município de Camaçari, realizado pelo Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia da Universidade Federal da Bahia, resultado de contrato firmado entre a FAPEX e as empresas Caracaramba Produções Artísticas Ltda. e Paraíso Empreendimentos Ltda. Este contrato teve por finalidade viabilizar o cumprimento de uma das obrigações assumidas por estas empresas junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado da Bahia, em termo de ajustamento de conduta. 

O objetivo do presente trabalho foi o de realizar um mapeamento detalhado da faixa costeira do município de Camaçari. Esta faixa, orientada paralelamente à linha de costa apresenta uma largura média de 4,5 km e comprimento de cerca de 40 km e está situada entre as desembocaduras dos rios Joanes e Pojuca.  O mapeamento enfatizou a delimitação dos terraços arenosos, dunas, zonas úmidas, manguezais e recifes de coral presentes nesta faixa, de modo a servir de subsídio às atividades de fiscalização, licenciamento e gestão ambiental neste trecho.

4 - PROJETO DE GERENCIAMENTO COSTEIRO: DIAGNÓSTICO OCEANOGRÁFICO E PROPOSIÇÃO DE DISCIPLINAMENTO DE USOS DA FAIXA MARINHA DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO

O trabalho aqui apresentado teve por objetivo realizar um diagnóstico da zona marinha do Litoral Norte do Estado da Bahia e propor medidas para o disciplinamento da utilização desta zona em consonância com os objetivos e filosofia adotados pelo Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro. Procurou-se também durante o desenvolvimento deste trabalho compilar aquelas informações que poderiam ter uma aplicação direta no Projeto Orla, do Ministério do Meio Ambiente.  Tendo em vista que o serviço demandado se insere no âmbito do PNMAII, sub-componente gerenciamento costeiro, as atividades executadas obedeceram às orientações metodológicas do referido programa.

A área de abrangência deste estudo compreendeu os municípios de  Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Mata de São João, Esplanada, Entre Rios e Jandaíra. Nos mapas produzidos e em alguns dos itens comentados mais adiante, foi inserido ainda o município de Salvador para melhor contextualizar a área de estudo. Espera-se que o diagnóstico, recomendações e propostas contidas neste documento possam ser de utilidade na elaboração do futuro zoneamento e plano de manejo Área de Proteção Ambiental da Plataforma Continental do Litoral Norte.

5 - SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS PARA O SUPORTE À GESTÃO E AO MONITORAMENTO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DA BAHIA

RESUMO

 

Este estudo objetivou em linhas gerais: o mapeamento na escala 1:25.000, da faixa costeira entre as desembocaduras dos rios Pojuca e Sauípe, enfatizando as áreas de maior fragilidade e seus ecossistemas costeiros; a elaboração de Modelo Numérico do Terreno na escala 1:25.000 no trecho entre os rios Pojuca e Sauípe a partir de informações digitais existentes e de 1:100.000 para toda a área mapeada pelo GERCO; a proposição de indicadores de sustentabilidade ambiental espacializados compatíveis com os ecossistemas do Litoral Norte do Estado da Bahia e a proposição de rotinas de armazenamento, manutenção e atualização da base de dados espacial gerada.